SAGRADA FAMÍLIA: A FAMÍLIA É SAGRADA!

SAGRADA FAMÍLIA: A FAMÍLIA É SAGRADA!

Quando falamos em Sagrada Família logo nos vem no pensamento: José, Maria e Jesus. Ok! Mas depois temos que transferir este pensamento para às nossas famílias a partir do modelo que já carregamos nas mentes: modelo cristão.
Pelo conceito da língua hebraica, FAMÍLIA se diz: bêt´ab que compreende a “casa do pai” onde todos eram acolhidos. Apesar de ser a menor unidade da sociedade, ela incluía todos os membros de sangue além de hóspedes e estrangeiros. Incluía o marido, chefe de família e pai, sua esposa, filhos, todos que serviam na casa, clientes e assim por diante. Até viúvas ou os que eram excluídos [repudiados] também faziam parte do que se diz FAMÍLIA.
Na FAMÍLIA de Jesus não foi diferente. Ele tornou a humanidade uma FAMÍLIA SAGRADA. Quando olhamos para o modelo de José, Maria e Jesus, nós devemos olhar para a nossa família. Se a Família de Nazaré sofreu perseguição e precisou até fugir pro Egito, lembre que muitas das nossas famílias também hoje sofrem perseguições das mais absurdas... Poré, a religiosidade é que unia os laços familiares.
Por falar em religiosidade: como então celebrar a Páscoa? Esta é a festa maior, assim nos lembra o livro do Ex 12,3s. Por isto que a família é sempre lembrada em todos os livros da Sagrada Escritura.
Caríssimos, celebramos a Festa da Sagrada Família... lembram daquela Campanha da Fraternidade que tinha até um hino que pedia: “e a família como vai?” Temos algumas realidades para refletir. Por exemplo:
A infância e a vida adulta, maturidade e imaturidade se tornam categorias políticas, divididas de acordo com o fenômeno: déficit de respeito para outras pessoas em democracias modernas. Sociedades modernas que não conseguem definir o limite que separa a infância da idade adulta.
Receita para a família: Ingredientes básicos: ela e ele. Enxágüe bem (principalmente no passado), e mergulhar até ficar macio. Coloque em uma panela o casamento sacramental, lembre de um ano e cozinhe em fogo baixo, e certifique-se de não ter queimado. Para fazer toneladas de amor, compaixão e sensibilidade em muitos kg de sensibilidade – acrescente a mistura. Dois copos de água com as palavras quentes de um bom dia e boa noite. Perdão cortados em pedaços pequenos e adicionar no relacionamento, se necessário. O pano de linho... toda tampa e cabeça na direção do céu. Espere até você crescer.
Casamento é um modelo do passado? Isto se trata de uma ameaça cultural ao matrimônio.O modelo de deslocamento de casamento e família por soluções detalhadas de problemas específicos do casamento e da família é multi-camadas. Em primeiro lugar, o modelo do casamento e da família parece ser algo irreal cônjuges contemporâneos, abstratos para a concretude de soluções específicas. De qualquer forma, essa impressão é um pouco verdade, como o modelo, pela sua própria definição é um certo ideal, cem por cento inatingível ...
Sem um bom pai e fé coxa ... Não há educação tão ruim, ou as circunstâncias trágicas que o rodeiam, devido a que uma pessoa seria condenada à perda de vida, para desviar-se de Deus. A auto-educação esforço empreendido conscientemente apoiou a graça sacramental pode fazer verdadeiros milagres ...
O drama da ausência do pai: Qual é o papel especial desempenhado pelo pai na família? Que problemas psicológicos podem surgir em crianças e adolescentes, o que resulta disto sem um pai? Como podem estas deficiências na vida dos adultos mais alinhar pessoas e como lidar com os problemas que eles trazem com eles?
Laços e gravatas. Você está apaixonado? Você está planejando um casamento? Ou talvez você já é casado e gostaria de conscientemente moldar o seu relacionamento? Se você se preocupa em construir um relacionamento bonito, a Sagrada Família é modelo para você seguir.
Num certo tempo, Deus também quis completar seu desejo de fazer a Família com a humanidade. Neste momento, depois de toda catequese dada pelos profetas veio para nós o Filho nosso Redentor. Por isso a Igreja celebra até hoje a grande alegria de sua vinda, assim como modelo de quem vem de uma SAGRADA FAMÍLIA!

Roberto Luiz Preczevski